Filmes assistidos em 2025 - Nº 11 - Network (Rede de Intrigas) - 1976
Network (Rede de Intrigas) - 1976
Filme Nº 11 DE 2025
Assistido: 10/01/25
Sinopse: "Network" ("Rede de Intrigas" em português) é um drama satírico de 1976 dirigido por Sidney Lumet. O filme narra a história de Howard Beale, um âncora de noticiários que, ao ser demitido devido à baixa audiência, tem um colapso ao vivo na televisão e anuncia que vai se suicidar durante uma de suas transmissões.
Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/network/
Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt0074958/
Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/10774-network
Link do filme no Filmow: https://filmow.com/rede-de-intrigas-t6111/
Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/network-1976
Direção: Sidney Lumet
Elenco:
Faye Dunaway - Diana Christensen
William Holden - Max Schumacher
Peter Finch - Howard Beale
Robert Duvall - Frank Hackett
Minha opinião:
Rede de Intrigas é mais um daqueles filmes que sempre estiveram na minha lista, mas que por algum motivo eu nunca tinha assistido. Finalmente decidi dar uma chance, e mesmo sabendo que é considerado um dos filmes mais famosos de todos os tempos, ele foi bem diferente do que eu esperava.
Apesar de ter quase 50 anos, Rede de Intrigas é incrivelmente atual. Claro, a tecnologia da época é datada, mas a mensagem que o filme traz continua tão relevante quanto no dia em que foi lançado. Ele aborda de forma brilhante como as corporações estão mais preocupadas com lucro do que com ética ou dignidade humana. A crítica ao sensacionalismo na mídia e à exploração da audiência é assustadoramente familiar nos dias de hoje.
As atuações são simplesmente incríveis. Faye Dunaway, William Holden e Robert Duvall entregam performances fortes e marcantes, mas o grande destaque vai para Peter Finch. Sua interpretação de Howard Beale é poderosa e, na minha opinião, uma das melhores atuações de todos os tempos. É impossível não ficar arrepiado com sua famosa frase: "I'm as mad as hell, and I'm not gonna take this anymore!" (Estou cheio de raiva e não vou mais suportar isso!).
O que mais me impressionou foi como o filme consegue equilibrar drama, sátira e um tom quase profético. Ele nos faz rir em alguns momentos, mas, ao mesmo tempo, nos deixa desconfortáveis ao mostrar o quanto estamos dispostos a aceitar, desde que isso traga audiência ou lucro para alguém.
Rede de Intrigas é um daqueles filmes que não só vale a pena assistir, mas também revisitar. Ele é um lembrete poderoso do impacto que a mídia e as grandes corporações têm na nossa sociedade. É um daqueles filmes que todo mundo deveria ver pelo menos uma vez na vida.
Comentários
Postar um comentário