Filmes de Janeiro de 2024 (Parte 1)

 Todos os filmes assistidos em 2024 no mês de Janeiro (Parte 1)


UNCUT GEMS (JOIAS BRUTAS) - 2019


Filme Nº 01 de 2024


Assistido: 01/01/24



Link do filme no Letterboxd:  https://letterboxd.com/film/uncut-gems/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt5727208/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/473033-uncut-gems


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/joias-brutas-t207494/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/uncut-gems-2019



Diretor: Josh Safdie, Benny Safdie



Elenco: 


Adam Sandler - Howard Ratner


Tilda Swinton - Gerente da casa de leilões


Lakeith Stanfield - Demany





Sinopse:


"Uncut Gems (Joias Brutas) - 2019" acompanha Howard Ratner, um joalheiro de Nova York com uma vida caótica e viciado em apostas em jogos de basquete. Suas decisões arriscadas e seu comportamento impulsivo o levam a uma espiral de tensão e perigo, enquanto tenta equilibrar negócios, dívidas e problemas pessoais.




Minha opinião:


Uncut Gems (Joias Brutas) - 2019” é um filme que, embora não seja espetacular, é definitivamente bom e vale a pena assistir. Acho que o longa é um pouco mais longo do que deveria ser, com 2 horas e 15 minutos, algumas partes se tornam um pouco arrastadas. No entanto, a trama conseguiu me manter interessado até o fim para descobrir o desfecho da história do protagonista. 


Para mim, o grande destaque do filme são as atuações. Adam Sandler entrega uma performance bem sólida, com certeza uma das melhores de sua carreira, completamente fora do que normalmente se espera dele. O ator entregou uma atuação intensa e convincente, o que foi uma agradável surpresa. 




Holiday Help Desk - 2018 (curta)

Filme Nº 02 de 2024


Assistido: 01/01/24



Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/holiday-help-desk/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt9381058/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/694178-holiday-help-desk


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/holiday-help-desk-2018


Link do filme no Youtube: https://www.youtube.com/results?search_query=holiday+help+desk+full+movie



Diretor: Chelese Belmont



Elenco: 


Shannan Leigh Reeve - Lauren Windsor


Rachel Lin - Christina Wu





Sinopse:


A história acompanha uma funcionária solitária em um escritório que, durante a época do Natal, liga para uma linha de suporte de TI para resolver um problema que está tendo em seu computador. do outro lado da linha ela consegue encontrar alguém para se conectar.




Minha opinião:


"Holiday Help Desk" (2018) é um curta-metragem de Natal muito agradável que traz um toque do espírito natalino. A história em si não é particularmente surpreendente, espetacular ou impressionante. No entanto, o que falta em novidade, compensa com sua narrativa reconfortante e agradável.


Apesar de sua simplicidade, o filme consegue capturar a essência da alegria de Natal. É uma experiência agradável que me deixou com um sorriso no rosto.




Apostle (Apóstolo) - 2018 


Assistido: 05/01/24


Filme Nº 03 de 2024



Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/apostle-2018/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt6217306/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/424121-apostle


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/apostolo-t221615/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/apostle-2018


Link do filme na Netflix: https://www.netflix.com/br/title/80158148



Diretor: Gareth Evans



Elenco: 


Dan Stevens - Thomas Richardson


Michael Sheen - Malcolm Howe







Sinopse:


Em busca da irmã desaparecida Thomas Richardson (Dan Stevens) Viaja para uma ilha remota onde um culto religioso se estabeleceu para encontrar pista do paradeiro dela. 




Minha opinião:


"The Raid" é uma das minhas franquias de ação favoritas. Para mim, os dois filmes estão no topo da minha lista de melhores filmes de ação de todos os tempos. Por isso, quando fiquei sabendo que "Apostle (Apóstolo)" é um filme do mesmo diretor, eu tive que assistir com toda a certeza.


Gareth Evans fez um trabalho incrível com filmes de ação, então eu estava muito interessado em ver o que ele poderia fazer em um filme de terror. 


Apostle (Apóstolo) é  um bom, eu gosto muito do visual e da atmosfera assustadora. Dan Stevens tem algo no olhar que consegue transmitir a tensão do personagem de maneira impressionante.


Porém, a história me perdeu no meio do caminho. Conforme a trama avançava, eu ficava menos e menos interessado no que estava acontecendo. Além disso, o filme é um pouco longo na minha opinião.


Se você gosta de filmes de terror e quer ver o que Gareth Evans pode fazer fora do gênero de ação, "Apostle (Apóstolo)" pode ser uma experiência interessante.


Apesar de Apostle (Apóstolo) não ter me empolgado eu ainda tenho boas expectativas para os próximos projetos do diretor independente do gênero que ele venha se aventurar. 




They Cloned Tyrone (Clonaram Tyrone!) 2023


Filme Nº 04 de 2024


Assistido: 06/01/24



Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/they-cloned-tyrone/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt9873892/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/736769-they-cloned-tyrone


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/clonaram-tyrone-t304864/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/they-cloned-tyrone-2023


Link do filme na Netflix: https://www.netflix.com/br/title/80996324


Diretor: Juel Taylor




Elenco: 


Jamie Foxx - Slick Charles


John Boyega - Fontaine





Sinopse:


They Cloned Tyrone (Clonaram Tyrone!) 2023 é uma comédia de ficção científica e mistério dirigida por Juel Taylor. A trama segue um trio improvável formado por Fontaine (John Boyega), um traficante de drogas; Slick Charles (Jamie Foxx), um cafetão; e Yo-Yo (Teyonah Parris), uma prostituta.




Minha opinião:


"They Cloned Tyrone (Clonaram Tyrone!)" é um filme que tenta misturar elementos de ficção científica com uma sátira social, lembrando o estilo dos filmes de Jordan Peele. A premissa é interessante e tem potencial, mas, infelizmente, não conseguiu me prender como eu esperava.


Para mim, o filme acabou sendo mais longo do que deveria. A trama se estende além do necessário, o que tira um pouco do impacto da história. Apesar do esforço em trazer críticas sociais e humor ácido, o resultado final não funcionou para mim. Acho que a história teria se saído melhor se fosse condensada em um curta-metragem ou até mesmo um episódio de série.


Eu queria muito ter gostado desse filme pois eu sou fan do elenco, eu adoro sátiras sociais, porém infelizmente nada funcionou para mim.




Mimi 2021


Filme Nº 06 de 2024


Assistido: 07/01/24



Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/mimi-2021/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt10895576/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/653457


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/mimi-t326313/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/mimi-2021



Diretor: Rajesh Bhatia / Laxman Utekar



Elenco: 


Kriti Sanon - Mimi


Pankaj Tripathi - Bhanu





Sinopse:


"Mimi" (2021) é uma comédia dramática indiana que narra a jornada de uma jovem dançarina chamada Mimi, que aceita ser barriga de aluguel para um casal estrangeiro em troca de dinheiro.




Minha opinião:


Assisti ao filme Mimi (2021) sem muitas expectativas, mas ele me pegou completamente de surpresa. 


A história, centrada em uma jovem mulher que decide ser barriga de aluguel para um casal estrangeiro, é cheia de emoções e momentos inesperados. O filme aborda temas como maternidade, família e sacrifício de uma maneira que realmente toca o coração.


Um personagem que realmente se destacou para mim foi o motorista de táxi. Sua bondade e generosidade são inspiradoras, e eu adoraria ver mais pessoas como ele no mundo real. Ele trouxe leveza e um toque de humanidade que fizeram toda a diferença na trama.


Embora eu conheça pouco do cinema indiano, Mimi despertou em mim uma curiosidade para explorar mais filmes desse país. A combinação de drama, comédia e emoção é algo que o cinema indiano parece fazer muito bem, e Mimi é uma ótima introdução para quem, como eu, está começando a se aventurar pelo cinema Indiano.




Spree (Spree: Viagens sem Limite) - 2020


Filme Nº 07 de 2024


Assistido: 07/01/24



Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/spree-2020/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt11394332/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/653598-spree


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/spree-t288405/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/spree-2020



Diretor: Eugene Kotlyarenko




Elenco: 


Joe Keery - Kurt Kunkle


David Arquette - Kris Kunkle





Sinopse:


Spree (Spree: Viagens sem Limite) (2020) é um thriller de humor negro dirigido por Eugene Kotlyarenko. O filme segue Kurt Kunkle (Joe Keery), um jovem motorista de carona obcecado por redes sociais que sonha em se tornar viral.




Minha opinião:


"Spree (Spree: Viagens sem Limite)" foi, sem dúvida, uma das maiores decepções que tive este ano. A premissa do filme, que poderia ter sido uma crítica afiada à sociedade atual e à obsessão da juventude moderna por sucesso nas redes sociais, acaba sendo desperdiçada por uma execução que deixa muito a desejar.


A trama tinha tudo para explorar de maneira inteligente as consequências dessa busca incessante por atenção online, mas o resultado final é previsível e sem profundidade. O filme tenta chocar e prender a atenção, mas acaba se arrastando, mesmo com uma duração relativamente curta. Em vez de gerar tensão ou reflexão, a história se torna cansativa e repetitiva, dando a sensação de que estamos assistindo a algo muito mais longo do que realmente é.


No final das contas, "Spree (Spree: Viagens sem Limite)" não consegue trazer nada de novo ou relevante para a discussão sobre mídias sociais. É uma pena, porque a ideia tinha potencial, mas a execução falha em praticamente todos os aspectos




Girl,  Interrupted (Garota,  Interrompida) - 1999


Filme Nº 08 de 2024


Assistido: 12/01/24



Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/girl-interrupted/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt0172493/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/3558-girl-interrupted


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/spree-t288405/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/spree-2020



Diretor: James Mangold




Elenco:


Winona Ryder - Susanna Kaysen


Angelina Jolie - Lisa Rowe


Brittany Murphy - Daisy Randone





Sinopse: 


Girl,  Interrupted (Garota,  Interrompida) é um drama biográfico de 1999 que acompanha a jornada de Susanna Kaysen, uma jovem diagnosticada com um transtorno de personalidade e internada em um hospital psiquiátrico nos anos 60.




Minha opinião:


Girl,  Interrupted (Garota,  Interrompida) é um filme que eu gostei bastante, tanto pelas atuações quanto pelos temas que aborda. Winona Ryder e Angelina Jolie estão simplesmente magníficas em seus papéis, com performances que capturam toda a carga emocional de suas personagens. É impossível não se deixar envolver pelo talento dessas duas nesse filme.


O filme é uma poderosa análise das complexidades da saúde mental e da identidade pessoal. Acho que o filme também reflete sobre como as gerações mais velhas muitas vezes têm dificuldade em entender os desafios enfrentados pelos mais jovens. Além disso, "Girl,  Interrupted (Garota,  Interrompida)" retrata uma época em que doenças mentais eram gravemente incompreendidas e maltratadas, mostrando a linha tênue entre sanidade e loucura.


Girl,  Interrupted (Garota,  Interrompida)’ me lembra um pouco ‘Um Estranho no Ninho’, ou talvez seja só uma impressão minha. O filme desafia as normas sociais e os estigmas que cercam a doença mental, nos forçando a questionar o que realmente significa ser "normal" em uma sociedade que muitas vezes não sabe como lidar com a diferença.


"Girl,  Interrupted (Garota,  Interrompida)" é um filme angustiante, pesado e triste, mas ao mesmo tempo, traz reflexões importantes sobre saúde mental. É uma obra que, apesar de seu tom sombrio, oferece insights valiosos sobre a vida, a sanidade e as lutas internas que todos nós enfrentamos em algum momento.




O Som ao Redor - 2012


Filme Nº 09 de 2024


Assistido: 13/01/24



Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/neighboring-sounds/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt2190367/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/97989-o-som-ao-redor


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/o-som-ao-redor-t51707/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/neighboring-sounds-2012



Diretor: Kleber Mendonça Filho



Elenco:


Felipe Bandeira - Nelson


Gustavo Jahn - João





Sinopse: 


"O Som ao Redor" é um drama brasileiro de 2012 que nos leva para uma rua de classe média em Recife. A vida pacata dos moradores é abalada pela chegada de uma empresa de segurança particular, contratada para garantir a tranquilidade da região.




Minha opinião:


"O Som ao Redor" é um filme que foi muito elogiado pela crítica, e por isso resolvi dar uma chance a ele. No entanto, infelizmente, a experiência não funcionou para mim. O filme é longo e tem um ritmo bastante lento, eu sei que era a proposta do diretor, mas, pessoalmente, não conseguiu me cativar.

Apesar de ter vários personagens, não consegui me conectar com nenhum deles. As diversas tramas também não conseguiram me engajar, o que fez a história acabar me parecendo desinteressante. Fui assistir ao filme com grandes expectativas devido aos elogios que ele havia recebido, mas terminei com a sensação de que a experiência foi chata e sem graça.


Reconheço que "O Som ao Redor" é adorado por muitos, e talvez a culpa de não ter gostado seja minha. Talvez eu não tenha captado a proposta do diretor ou não estivesse no estado de espírito certo para apreciá-lo. Quem sabe no futuro eu consiga entender por que tanta gente considera esse filme uma obra-prima. Por enquanto, porém, minha experiência com ele foi frustrante e pouco envolvente.




Maudie (Maudie: Sua Vida e Sua Arte) - 2016 

Filme Nº 10 de 2024


Assistido: 14/01/24



Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/maudie/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt3721954/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/359784-maudie


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/maudie-sua-vida-e-sua-arte-t199665/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/maudie-2016



Diretor: Aisling Walsh



Elenco:


Sally Hawkins - Maud Lewis


Ethan Hawke - Everett Lewis





Sinopse: 


Maudie (Maudie: Sua Vida e Sua Arte) é um filme biográfico de 2016 que conta a história real de Maud Lewis, uma pintora folk canadense que, apesar de sofrer de artrite reumatoide, desenvolveu um estilo artístico único e vibrante.




Minha opinião:


Maudie (Maudie: Sua Vida e Sua Arte)” é um daqueles filmes que, mesmo não sendo uma obra-prima, conseguiu me prender do início ao fim, principalmente graças às atuações incríveis de Ethan Hawke e Sally Hawkins.


O filme é baseado na história real de Maud Lewis, uma mulher que, apesar de sofrer de artrite reumatoide, encontra na pintura uma forma de expressão e de escapar de uma vida cheia de dificuldades e abusos. Sally Hawkins dá vida a Maud de uma maneira sensível e autêntica, enquanto Ethan Hawke, em uma interpretação igualmente impressionante, captura a dureza e a vulnerabilidade de Everett Lewis, o vendedor de peixes rabugento que acaba se tornando seu marido.


Embora o ritmo seja um pouco lento, isso não chega a atrapalhar a história. A narrativa nos permite mergulhar na vida da personagem e entender suas dores e apreciar suas conquistas. A tristeza da vida de Maud é palpável, mas sua resiliência e talento artístico trazem uma luz à sua jornada.


Embora 'Maudie (Maudie: Sua Vida e Sua Arte)' não seja um filme incrível, a história da personagem merece ser conhecida, e, no final, o filme cumpre bem o seu papel de entreter e emocionar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filmes assistidos em 2025 - Nº 25 - High and Low (Céu e Inferno) - 1963

FILMES MAIS AGUARDADOS PARA 2025