Filmes de Janeiro de 2024 (Parte 2)

 Todos os filmes assistidos em 2024 no mês de Janeiro (Parte 2)



Ladri di biciclette (Ladrão De Bicicletas) 1948


Filme Nº 11 de 2024


Assistido: 19/01/24


Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/bicycle-thieves/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt0040522/?reasonForLanguagePrompt=browser_header_mismatch


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/5156-ladri-di-biciclette


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/ladroes-de-bicicleta-t5258/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/bicycle-thieves-1948




Diretor: Vittorio De Sica



Elenco:


Enzo Staiola -Bruno Ricci


Gino Saltamerenda - Baiocco




Sinopse: 


Ladri di biciclette (Ladrão De Bicicletas) é um clássico do neorrealismo italiano, dirigido por Vittorio De Sica e lançado em 1948. O filme retrata a vida de Antonio Ricci, um homem desempregado na Itália pós-guerra, que consegue um emprego como afixador de cartazes, mas precisa de uma bicicleta para realizar o trabalho.




Minha opinião:


"Ladri di biciclette (Ladrão De Bicicletas)" é um daqueles filmes que esteve na minha lista para assistir por muitos anos. Sua reputação é tão grande que, antes mesmo de assisti-lo, eu já sabia que estava diante de uma obra especial. E devo dizer que o filme realmente faz jus à fama que tem.


O que mais me impressionou foi como a história conseguiu me engajar profundamente na situação do personagem principal. A trama simples, mas poderosa, nos coloca ao lado de Antônio, um homem que enfrenta adversidades em uma Itália devastada no pós-guerra. O desespero de Antônio ao tentar encontrar sua bicicleta – seu meio de sustento – é angustiante e nos faz sentir cada momento de sua jornada.


As atuações são outro destaque. Todos os atores entregam performances autênticas e emocionantes, trazendo ainda mais realismo à história. O filme consegue transmitir de maneira eficaz a dura realidade da Itália no pós-guerra, onde a luta pela sobrevivência era diária.


A jornada de Antonio é uma história atemporal sobre um homem tentando manter sua dignidade em um mundo cheio de dificuldades. É uma narrativa que ressoa até hoje, mostrando como certas lutas e emoções são universais e eternas.


Para mim, "Ladri di biciclette (Ladrão De Bicicletas)" é um excelente filme que merece todo o reconhecimento que recebeu ao longo dos anos.




La Sociedad de la Nieve (A Sociedade da Neve) 2023


Filme Nº 12 de 2024


Assistido: 20/01/24


Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/society-of-the-snow/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt16277242/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/906126-la-sociedad-de-la-nieve


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/a-sociedade-da-neve-t351066/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/society-of-the-snow-2023

 
Link do filme na Netflix:  https://www.netflix.com/br/title/81268316


Diretor: J. A. Bayona



Elenco:


Agustin Pardella - Fernando "Nando" Parrado


Diego Vegezzi - Marcelo Pérez del Castillo




Sinopse: 


La Sociedad de la Nieve (A Sociedade da Neve) é um drama baseado em uma história real. Em 1972, o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, que transportava uma equipe de rugby para o Chile, cai em uma geleira nos Andes. Dos 45 passageiros, apenas 29 sobrevivem ao acidente. Presos em um dos ambientes mais hostis do planeta, eles precisam recorrer a medidas extremas para se manterem vivos.




Minha opinião:


"La Sociedad de la Nieve (A Sociedade da Neve) " é um filme que me trouxe de volta às memórias de quando assisti "Alive" (1993) na juventude. Naquela época, o que mais me impactou foi a questão do canibalismo. No entanto, nesta nova adaptação, o que realmente me tocou foi a incrível força de vontade dessas pessoas para sobreviver em circunstâncias tão extremas.


É uma história tão inacreditável que, se não soubesse que aconteceu de verdade, seria difícil acreditar. A luta desses sobreviventes nas montanhas geladas dos Andes é uma poderosa demonstração do instinto de sobrevivência humano, e o filme faz um trabalho excelente em retratar essa luta de maneira autêntica e respeitosa.


As atuações são excepcionais e contribuem para tornar a história ainda mais envolvente. Os atores capturam perfeitamente o desespero, a dor e a determinação dos sobreviventes, permitindo que o público sinta a gravidade da situação.


O que eu mais apreciei no filme foi a forma como ele aborda o tema do canibalismo. Ao invés de sensualizar ou exagerar essa questão, o filme opta por focar no espírito de sobrevivência dos passageiros, mostrando o difícil dilema que aqueles que sobreviveram enfrentaram sem perder de vista a humanidade dos personagens.


Além disso, o filme consegue retratar de forma primorosa o ambiente inóspito onde os sobreviventes ficaram isolados. A sensação de isolamento, frio e desolação é palpável, e isso aumenta ainda mais a tensão e o impacto emocional da história.


"La Sociedad de la Nieve (A Sociedade da Neve) " é uma obra poderosa sobre a resiliência humana e a vontade de viver. 




 Mank 2020


Filme Nº 13 de 2024


Assistido: 21/01/24


Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/mank/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt10618286/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/614560-mank


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/mank-t279928/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/mank-2020


Link do filme na Netflix:  https://www.netflix.com/br-en/title/81117189





Diretor: David Fincher




Elenco:


Amanda Seyfried - Marion Davies


Gary Oldman - Herman "Mank" Mankiewicz



Sinopse: 


Mank (2020), dirigido por David Fincher, é um drama biográfico que se passa na Hollywood dos anos 1930. O filme segue a história tumultuosa de Herman J. Mankiewicz, um roteirista brilhante, mas alcoólatra, enquanto ele corre contra o tempo para terminar o roteiro de “Citizen Kane” para Orson Welles.




Minha opinião:


Como um grande fã de David Fincher, fiquei extremamente empolgado quando soube do projeto “Mank”. Afinal, um filme que explora os bastidores de “Citizen Kane”, um dos maiores filmes de todos os tempos, tinha tudo para ser fascinante. Quando o primeiro trailer foi lançado, minha empolgação só aumentou. O visual preto e branco dos anos 30 era lindíssimo e o elenco parecia incrível.



No entanto, ao assistir ao filme, minha empolgação se transformou em decepção. Visualmente, “Mank” é um espetáculo. A recriação dos anos 30 em preto e branco é realmente deslumbrante e as atuações são um ponto alto do filme. Gary Oldman, em particular, entrega uma performance sólida como Herman J. Mankiewicz.



Infelizmente, a história não conseguiu me prender. Achei o filme lento e a narrativa dos personagens não me interessou. Talvez a culpa seja minha, talvez eu não tenha entendido a proposta do filme. Quem sabe, em uma próxima revisão, eu possa apreciar mais. Mas, no momento, minha opinião é que “Mank” foi uma grande decepção.



Apesar de todos os elementos técnicos e artísticos de alta qualidade, a falta de engajamento com a história fez com que o filme não atingisse todo o seu potencial. É uma pena, pois a premissa tinha tudo para ser um grande sucesso.




Vikram 2022 


Filme Nº 14 de 2024


Assistido: 26/01/24


Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/vikram-2022/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt9179430/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/743563


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/vikram-t373185/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/vikram-2022




Diretor: Lokesh Kanagaraj



Elenco:


Kamal Haasan - Vikram


Suriya - Rolex




Sinopse: 


Vikram” é um filme indiano de ação e suspense de 2022. A trama gira em torno de um investigador especial que descobre que uma série de assassinatos em série não é o que parece ser. Conforme ele se aprofunda no caso, ele se vê no meio de uma guerra entre várias facções envolvidas.




Minha opinião:


"Vikram" é um filme que tenta te jogar de um lado para o outro com uma avalanche de cenas de ação, mas acaba perdendo o rumo no meio do caminho. A história, francamente, é bem fraquinha e não te prende. O diretor parece ter reunido todas as suas referências de filmes de ação em um só lugar, criando uma mistura bem estranha que, às vezes, mais confunde do que diverte.


O filme é bem longo e, em vários momentos, me peguei pensando "o que está acontecendo aqui?". A ação, apesar de ser bem exagerada e cheia de efeitos especiais, não me convenceu. É como se tudo fosse muito grande e muito rápido para a gente conseguir se conectar com o que está rolando na tela.


Como alguém que está começando a explorar o cinema indiano, confesso que "Vikram" foi uma decepção. Esperava muito mais de um filme com tanto hype.




황야 / Badland Hunters (Em Ruínas / Caçadores do Inóspito) 2024


Filme Nº 15 de 2024


Assistido: 27/01/24



Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/badland-hunters/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt29722855/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/933131


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/cacadores-do-inospito-t333100/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/badland-hunters-2024


Link do filme na Netflix: https://www.netflix.com/br/title/81721676 




Diretor: Heo Hyeong Haeng



Elenco:


Ma Dong-seok - Nam San


Roh Jeong-eui - Han Su-na(as No Jeong-ee)




Sinopse: 


"황야 / Badland Hunters (Em Ruínas / Caçadores do Inóspito)" é um filme de ação distópico sul-coreano de 2024. A trama se passa em uma Seul pós-apocalíptica, devastada por um terremoto. Nesse cenário caótico, um caçador destemido, interpretado por Ma Dong-seok, embarca em uma missão perigosa para resgatar uma adolescente capturada por um médico insano que lidera um culto perigoso.




Minha opinião:


"황야 / Badland Hunters (Em Ruínas / Caçadores do Inóspito)" traz Ma Dong-seok, um ator que eu adoro e que normalmente eleva qualquer filme em que participa. Porém, infelizmente, nem o carisma e o talento dele conseguiram salvar este filme para mim.


A história é fraca e falta criatividade. Parece que as coisas vão acontecendo sem propósito ou direção clara, como se o filme estivesse apenas jogando eventos na tela sem um objetivo real. Apesar de muita coisa acontecer na trama, nada realmente leva a lugar algum, o que acaba tornando a experiência frustrante.


Como alguém que acompanha o cinema coreano há anos e considera suas produções entre as melhores que o cinema tem a oferecer, fiquei bastante decepcionada. Talvez minhas expectativas fossem muito altas, já que sempre espero algo interessante e inovador dos filmes coreanos. No entanto, "황야 / Badland Hunters (Em Ruínas / Caçadores do Inóspito)" falhou em entregar isso.


O que mais me incomodou foi o fato de que, apesar de ser um filme coreano, ele mais parece uma produção genérica americana. Talvez o recente crescimento no interesse por filmes coreanos esteja levando estúdios como a Netflix a produzir obras mais voltadas para agradar o público estrangeiro, mas isso acaba diluindo o que torna o cinema coreano tão único e especial.


Em resumo, "황야 / Badland Hunters (Em Ruínas / Caçadores do Inóspito)" foi uma decepção. Apesar da presença de Ma Dong-seok, o filme não conseguiu me prender, e a falta de direção e propósito na história fez com que a experiência fosse pouco memorável. 




Road House (Matador de Aluguel) 1989


Filme Nº 16 de 2024


Assistido: 28/01/24


Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/road-house/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt0098206/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/10135-road-house


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/matador-de-aluguel-t659/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/road-house-1989




Diretor: Rowdy Herrington




Elenco:


Patrick Swayze - James Dalton


Sam Elliott - Wade Garrett




Sinopse: 


Road House (Matador de Aluguel)” (1989), estrelado por Patrick Swayze, conta a história de James Dalton, um segurança altamente qualificado e ex-lutador. Ele é contratado para restaurar a ordem em um bar noturno problemático chamado Double Deuce, localizado em Jasper, Missouri.



Minha opinião:


Road House (Matador de Aluguel)” (1989), estrelado por Patrick Swayze, conta a história de James Dalton, um segurança altamente qualificado e ex-lutador. Ele é contratado para restaurar a ordem em um bar noturno problemático chamado Double Deuce, localizado em Jasper, Missouri.


Cresci assistindo a muitos filmes dos anos 80 e 90, então eles sempre terão um lugar especial no meu coração. No entanto, por algum motivo, Road House (Matador de Aluguel) era um dos clássicos dessa época que eu ainda não tinha visto. Talvez o fato de que muitos o consideram um "guilty pleasure" tenha me afastado, mas finalmente decidi dar uma chance. E devo dizer: foi uma grata surpresa.


Road House (Matador de Aluguel)  é o tipo de filme que representa muito bem o cinema de sua época. Antes de assistir, tudo o que eu sabia era que Patrick Swayze estava no elenco, interpretando um segurança de bar. Com isso em mente, não esperava muito além de uma trama simples e algumas cenas de ação. E, embora a história não seja das mais fortes e as cenas de ação não sejam exatamente incríveis, Road House (Matador de Aluguel)  tem algo especial.


Talvez seja o carisma de Swayze ou a ação exagerada, ou talvez a atmosfera típica dos anos 80, mas o fato é que, de alguma forma, esse filme conseguiu colocar um grande sorriso no meu rosto. Ele é ridículo e cativante ao mesmo tempo, uma combinação que só os filmes dessa era conseguem alcançar.


"Road House (Matador de Aluguel)" é diversão pura e sem compromisso. Não é o tipo de filme que vai te fazer pensar profundamente ou mudar sua vida, mas às vezes, é exatamente disso que precisamos: uma boa dose de entretenimento despretensioso. E embora eu não tenha planos de assistir ao remake, pelo menos não por enquanto, estou feliz por finalmente ter conferido o original.




Aquaman and the Lost Kingdom (Aquaman 2: O Reino Perdido) 2023


Filme Nº 17 de 2024


Assistido: 29/01/24


Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/aquaman-and-the-lost-kingdom/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt9663764/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/572802-aquaman-and-the-lost-kingdom


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/aquaman-2-o-reino-perdido-t270540/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/aquaman-and-the-lost-kingdom-2023



Diretor: James Wan



Elenco:

Jason Momoa - AQUAMAN

Patrick Wilson - Orm




Sinopse: 

Aquaman and the Lost Kingdom (Aquaman 2: O Reino Perdido), enfrenta um novo desafio. O vilão Arraia Negra (Yahya Abdul-Mateen II) retorna, desta vez armado com o poderoso Tridente Negro, liberando uma antiga força maligna. Para proteger Atlântida e o mundo, Aquaman deve formar uma aliança inesperada com seu meio-irmão Orm (Patrick Wilson).





Minha opinião:

"Aquaman and the Lost Kingdom (Aquaman 2: O Reino Perdido)" é um daqueles filmes que, se tivesse sido lançado em um momento mais propício do DCEU, provavelmente teria tido um sucesso maior. No entanto, ele chega em um momento de transição para o universo cinematográfico da DC, o que acaba impactando sua recepção.


Pelo lado positivo, os efeitos especiais são melhores que os de "The Flash", e a química entre Jason Momoa (Aquaman) e Patrick Wilson (Orm) é um dos pontos altos do filme. Os dois têm uma dinâmica divertida que traz um pouco de leveza e humor à trama. Falando nisso, o filme tem seus momentos engraçados, mas algumas piadas simplesmente não funcionam para mim.


Infelizmente, a história em si é fraca e não conseguiu me engajar. Parece que, apesar do potencial do universo de Aquaman, o filme não soube aproveitar ao máximo suas oportunidades. "Aquaman and the Lost Kingdom (Aquaman 2: O Reino Perdido)" encerra o DCEU de maneira semelhante ao que vimos ao longo dos anos: muito potencial, alguns momentos interessantes, mas muita inconsistência e falta de direção.


Como fã de quadrinhos, sigo na esperança de que James Gunn consiga trazer um novo fôlego para o universo DC e criar algo coeso que realmente faça jus à grandiosidade dos personagens. Por enquanto, "Aquaman and the Lost Kingdom (Aquaman 2: O Reino Perdido)" é uma despedida que não consegue causar tanto impacto quanto poderia.




Willy’s Wonderland (Willy's Wonderland: Parque Maldito) 2021


Filme Nº 18 de 2024


Assistido: 29/01/24


Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/willys-wonderland/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt8114980/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/643586-willy-s-wonderland


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/willy-s-wonderland-parque-maldito-t286860/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/willy-s-wonderland-2021



Diretor: Kevin Lewis



Elenco:

Nicolas Cage - The Janitor

Emily Tosta - Liv




Sinopse: 


Willy’s Wonderland (Willy's Wonderland: Parque Maldito) (2021), acompanhamos a história de um zelador solitário e quieto (interpretado por Nicolas Cage) que se encontra preso em uma cidade remota quando seu carro quebra. Incapaz de pagar pelos reparos, ele concorda em passar a noite limpando o Willy’s Wonderland (Willy's Wonderland: Parque Maldito), um parque de diversão familiar abandonado.




Minha opinião:


"Willy’s Wonderland (Willy's Wonderland: Parque Maldito)" é um filme que tinha tudo para ser interessante, mas acabou sendo uma experiência bem sem graça e chata. A premissa de Nicolas Cage interpretando um personagem que passa a maior parte do filme em silencio parecia uma ideia intrigante, mas, infelizmente, não foi bem executada.


O maior problema do filme é a história, que se arrasta e não consegue manter o interesse. O que poderia ter sido um divertido passeio por um parque de diversões assombrado, cheio de ação e suspense, acaba se tornando uma experiência tediosa e repetitiva.


Apesar da boa ideia por trás da trama, "Willy’s Wonderland (Willy's Wonderland: Parque Maldito)" não consegue entregar a diversão que prometia. No final, o filme deixa a sensação de uma oportunidade perdida, sendo mais cansativo do que empolgante. 



Shin Kamen Rider 2023


Filme Nº 20 de 2024


Assistido: 30/01/24


Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/shin-kamen-rider/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt14379088/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/813477


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/shin-kamen-rider-t350339/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/shin-kamen-rider-2023


Link do filme no Prime: https://www.primevideo.com/detail/Shin-Masked-Rider/0SVVT3H81W4L6VWBKIOJ4ZON3P





Diretor: Hideaki Anno



Elenco:

Sôsuke Ikematsu - Takeshi Hongo

Minami Hamabe - Ruriko Midorikawa




Sinopse: 

Shin Kamen Rider segue Takeshi Hongo, um motociclista que é sequestrado pela organização maligna SHOCKER e transformado em um ciborgue híbrido de gafanhoto. Antes de ser completamente controlado pela organização, ele é resgatado por Ruriko Midorikawa, uma ex-membro da SHOCKER. Juntos, eles lutam contra os planos da organização de dominar a sociedade, utilizando as novas habilidades de Hongo como Kamen Rider




Minha opinião:


Confesso que minha experiência com Kamen Rider sempre foi bem limitada, com alguns episódios esparsos da versão americana passando pela TV. Então, fui assistir a Shin Kamen Rider sem grandes expectativas, apenas buscando algo interessante para ver.


Infelizmente, o filme não conseguiu me engajar. Desde o início, me senti perdido em vários momentos da história. Talvez o estilo do filme tenha sido intencional, mas para mim, não funcionou muito bem. A trama é confusa, e mesmo depois de assistir, ainda estou tentando entender a história e os personagens.


Como alguém que cresceu assistindo séries japonesas como Jaspion, Jiraya, Comando Estelar Flashman e Ultraman, posso dizer que Shin Kamen Rider não despertou muito interesse em explorar mais sobre a franquia Kamen Rider. 


Ferrari 2023


Filme Nº 21 de 2024


Assistido: 31/01/24


Link do filme no Letterboxd: https://letterboxd.com/film/ferrari-2023/


Link do filme no IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt3758542/


Link do filme no TMDB: https://www.themoviedb.org/movie/365620-ferrari


Link do filme no Filmow: https://filmow.com/ferrari-t122019/


Link do filme no trakt.tv: https://trakt.tv/movies/ferrari-2023



Diretor: Michael Mann



Elenco:

Adam Driver - Enzo Ferrari

Shailene Woodley - Lina Lardi

Penélope Cruz - Laura Ferrari




Sinopse: 


Ferrari é um filme biográfico de drama esportivo dirigido por Michael Mann, lançado em 2023. A trama se passa no verão de 1957 e acompanha Enzo Ferrari, o fundador da famosa fabricante de carros, enquanto enfrenta crises pessoais e profissionais.




Minha opinião:


"Ferrari" é um filme que tinha todos os ingredientes para ser incrível, mas acabou sendo bem mediano. Eu terminei de assistir sem realmente entender o que o diretor queria transmitir. Não ficou claro se o foco era no drama de um pai lidando com a perda do filho enquanto tenta manter a empresa no topo, ou se era sobre um empresário tentando gerenciar os problemas da empresa enquanto esconde um relacionamento extraconjugal. Ou talvez fosse para mostrar o poder que esse empresário exerce na região onde vive. A verdade é que a direção da história ficou confusa e não consegui identificar o que o filme realmente queria ser.

Para um filme sobre corridas de carros e uma das marcas mais icônicas no mundo dos veículos velozes, a história foi surpreendentemente lenta. No entanto, nem tudo é negativo: as atuações são, sem dúvida, o ponto forte. Tanto Adam Driver quanto Penélope Cruz entregam performances excelentes, que trazem um pouco de vida ao filme.

No fim das contas, "Ferrari" tinha potencial para ser um grande filme, mas acabou ficando no meio do caminho para mim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filmes assistidos em 2025 - Nº 25 - High and Low (Céu e Inferno) - 1963

FILMES MAIS AGUARDADOS PARA 2025